8 de janeiro de 2018

RESENHA: BELEZA PERDIDA -AMY HARMON

Olá, tudo bem com você? Espero que sim
Prazer, Nay e Bem Vinda(o) ao blog!

Aviso do futuro (2020): Fiz uma releitura do livro em 2020 e decidi atualizar esse post. E continua sendo um dos meus livros favoritos! <3 
Fiz um post sobre minha experiencia relendo essa obra prima, e falando sobre o significado de beleza ao decorrer do livro, clique aqui, ou procure no blog.

''Ambrose Young é lindo, alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós. ''
Não sei porque demorei tanto para ler este livro, Beleza Perdida foi muito hypado no meio literário, mas nunca despertou a minha curiosidade. Em um dia apenas decidi que iria ler, porque estava curiosa das pessoas gostarem tanto e com certeza foi a melhor decisão da minha vida! Ainda me lembro da minha primeira leitura, era verão e por isso estava deitada no chão da sala lendo e foi um dos primeiros livros que li de uma só vez. 
Beleza Perdida é apenas sensacional, durante a leitura eu tive todas as emoções que puder imaginar, eu ri, chorei, amei, fiquei com raiva e terminei com um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos. 

Neste livro conhecemos tanto Fern e Ambrose adolescentes quanto mais velhos, e também tem alguns flashbacks de infância que são essenciais na construção da história. 
Durante a sua adolescência Fern não era a popular, mas sim a nerd e ela também cuidava de seu primo Bailey que tem Distrofia Muscular e por isso ele anda de cadeira de rodas. Desde pequena tem numa paixão por Ambrose, como o típico popular nunca olhou para ela. Apesar de conviverem na mesma escola e estarem em um circulo social próximos, eles nunca tiveram muita interação, cada um vive a sua vida. 
Quando Ambrose volta do exercito, está completamente diferente, e precisa se adaptar as novas mudanças e também com Fern. 
As vezes tenho o hábito de não ler a sinopse e ir direto para o livro, e em alguns casos isso é incrível, foi o que aconteceu com esse livro, quanto menos você saber melhor será sua experiencia durante sua leitura. 
''A verdadeira beleza, aquela que não se desvanece ou se esvai, precisa de tempo, de pressão, precisa de uma resistência incrível. É o gotejamento lento que faz a estalactite, o tremor da terra que cria as montanhas, o constante bater das ondas que quebra as rochas e suaviza as arestas. E da violência, do furor, da ira dos ventos, do rugido das águas emerge algo melhor, algo que de outra forma nunca existiria. E assim suportamos. Temos fé na existência de um propósito. Temos esperanças em coisas que não podemos ver. Acreditamos que há lições na perda e no poder do amor, e que temos dentro de nós o potencial para uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la.'' Pág. 328

A historia é narrada em terceira pessoa o que nos dá alguns pontos de vista além dos personagens principais, mesmo você que não esta acostumado com essa narrativa você vai gostar, pois é uma narrativa super envolvente que não deixa você parar de ler de tão envolvidos que ficamos na história.
Esse livro é um daqueles para você levar para o resto da vida, é impossível não se apaixonar pela maioria dos personagens, se apagar neles até o fim. O título é perfeito para o livro, pois ele trata de uma beleza que não é encontrada facilmente. O livro me tocou no fundo da alma, com situações ou diálogos com que muitos de nos já passamos, ele é um clichê, mas tão bem trabalhado que chega a ser sensacional, ele realmente nos mostra novos padrões. 
Por mais que seja um clichê ele nos mostra muitas questões importantes, pode não parecer por se tratar da beleza, mas é um livro profundo que com certeza já virou muitos queridinhos de muitas pessoas inclusive eu. É perceptível ver amor durante cada página e histórias contadas com tanto sentimento e delicadeza.
“Porque às vezes nos apaixonamos por um rosto, não pelo que está atrás dele.”
A autora conseguiu dar uma profundidade a história através de seus personagens secundários tão bons que mereciam uma historia para cada um, tanto Fern quanto Ambrose são personagens tão intensos e ligados um ao outro de uma maneira nunca descrita antes, e olha que já li muitos livros e ainda sim o amor de Fern e Ambrose me impactam até hoje. 

A Fern é uma das minhas personagens preferidas da vida, continua sendo, quando reli essa obra, pude ter muitas outras percepções, e Fern me deixou ainda mais encantada pela sua personalidade e me inspira todos os dias a ser mais como ela. Por ser tão esperançosa, alegre e boa, apensar das outras pessoas a acharem feia, e o principal é que ela não tem medo e nem vergonha de ser assim, de sentir amor e amar as pessoas independente de como a julguem. 
Ao decorrer do livro vemos o crescimento das pessoas, um aprende com o outro e se encontram verdadeiramente. 
“Você age como se beleza fosse a única coisa que faz as pessoas serem dignas de amor.”
Realmente levei esse livro pra vida, cada frase, cada personagem... foi impossível não se emocionar até a última página. A autora escreve com responsabilidade e com tanto sentimento que se tornou uam das minhas autoras preferidas. 
Esse livro é muito além de um clichê, de uma garota feia que fica com o cara bonito, mas sim um mundo inteiro de aprendizados, e principalmente fala sobre vida (beleza). 
“Você poderia nem ter notado o Bailey se ele tivesse nascido saudável, lutando na equipe do pai, agindo como qualquer outro cara que você conheceu. Boa parte da razão pela qual ele é tão especial é porque a vida o esculpiu dessa forma incrível.”
 Veja mais:

Espero que tenham gostado da resenha, não se esqueça de comentar o que achou é super importante para mim e para o blog!
Beijos, até o próximo post!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.